DESCRIÇÃO

1.OBJETIVOS

O Laboratório de Redação para o Enem EAD  visa, sobretudo, aprimorar o conhecimento linguístico para a escritura da dissertação escolar, com foco nas competências requeridas no Exame Nacional de Ensino Médio. A reflexão linguística sobre o texto é realizada a partir da análise dialógica e detalhada das produções dos participantes, do estudo orientado de temas, bem como da compreensão das marcas discursivas do gênero.

Trabalha-se com o texto, à luz das teorias linguísticas, como habilidade a ser desenvolvida e/ou aprimorada, e não exclusivamente como conteúdo teórico. Trabalha-se com o texto, principalmente, aplicando contribuições da Semântica, da Análise do Discurso, da Teoria da Enunciação e da Linguística Textual. Nas últimas décadas, as pesquisas em linguagem, em torno desses campos do saber, sistematizaram significativo arcabouço de conhecimentos que, hoje, fornecem segurança sobre como se ensina e se aprende a escrever. Este Curso se fundamenta nessas contribuições.

O Laboratório de Redação para o Enem EAD é, principalmente, prático. Ao longo do percurso, busca-se, a princípio, compreender e aplicar as estratégias do discurso envolvidas na leitura, escritura e reescritura da dissertação. O domínio das técnicas e recursos necessários para escrever bem se revela em objetos de estudo a partir da interlocução com o próprio texto do aluno e pautado em exercícios sólidos de análise linguística. Por meio dessas atividades, toma-se ciência do que se necessita para escrever com clareza, coerência e coesão e de como se estudar essas ferramentas. 

2. EMENTÁRIO

2.1. MÓDULOS TEÓRICO-PRÁTICOS

Como analisar a proposta de redação do Enem

Como atender as competências requeridas no Enem

Como planificar a dissertação escolar

Como elaborar a sequência argumentativa I – estrutura da argumentação

Como elaborar a sequência argumentativa II – emprego dos modalizadores

Como se constrói o sentido do texto I: processo coesivo

Como se constrói o sentido do texto II: coesão lexical

Como se constrói o sentido do texto III: coesão referencial

Como se constrói o sentido do texto III: operadores argumentativos

Como se constrói o sentido do texto III: o paralelismo sintático

Como pontuar corretamente o texto.

Como escrever com correção gramatical: emprego de verbos e pronomes, colocação pronominal, concordância, regência, acentuação gráfica.

2.2. MÓDULOS TEMÁTICOS

(Temas apresentados na primeira semana de aula, a partir de discussões recorrentes na grande mídia, no último semestre).

3. EXECUÇÃO

Partindo de estudo dialógico de temas, a cada semana, o aluno vivenciará o seguinte processo:

a) Segunda e terça-feira: leitura dirigida de textos verbais, áudios, vídeos, gráficos, infográficos e outros textos multimodais; análise da proposta de redação e participação em fórum de discussão, a fim de formar um ponto de vista sobre o tema e elaborar plano de texto para a escritura. A proposta será comentada em podcast pelo professor.

b) Terça-feira: leitura dirigida de suporte teórico e acesso às atividades voltadas à construção do sentido do texto (o aluno possui uma semana para a realização dos exercícios sobre questões de linguística textual ou gramática. A correção dos exercícios será  postada no ambiente virtual  e discutida em chat quinzenalmente, ocasião em que o aluno eliminará eventuais dúvidas). Também a cada 15 dias, em horário agendado e estabelecido em comum acordo entre o Laboratório de Redação e o curso (terça – tarde, quarta – manhã, quinta  noite, sábado  tarde, o aluno discute individualmente a correção e a avaliação do texto com o professor, via telefone, bate-papo do gmail ou Skype, conforme opção acordada entre as partes);

c)Entre quarta e sexta-feira: produção do texto e encaminhamento dele para correção (o texto será postado na própria plataforma), realização de exercícios sobre teoria do texto. A devolução de textos corrigidos ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 14 horas.

P.S.: O aluno produzirá 10 textos em primeira versão ao longo do curso e reescreverá os 10 textos, com devolutiva comentada (não apenas avaliada).

 

DESCRIÇÃO

1.OBJETIVOS

A leitura e a escritura de crônicas serão vivenciadas, neste Laboratório de Criação Literária, considerando, sobretudo, os efeitos de sentido que fundamentam variados campos dos estudos linguísticos (análise do discurso, teoria da enunciação, linguística cognitiva e pragmática, sobretudo) e dos estudos culturais. Esse enfoque parte de conclusão hoje evidente: “(...) A leitura de uma obra é social, mas também singular. Na medida em que o leitor se coloca como participante do diálogo que se estabelece em torno de um determinado texto, a compreensão não surge da sua subjetividade. Ela é tributária de outras compreensões. Ao mesmo tempo, como o leitor participa desse diálogo mobilizando aquilo que leu e dando a todo esse material uma resposta ativa, sua leitura é singular” (FIORIN: 2016, 8-9).

Seguindo essa perspectiva, estas oficinas se justificam como oportunidades para resgatar um diálogo ativo com o cotidiano e com a memória e, concomitantemente, apropriar-se com mais eficiência, a partir da reflexão linguística, de noções de textualidade e discurso, vitais para escrever bem. Entre elas, o destaque recai sobre a construção do referente, os processos e recursos de coesão textual, a construção da sentença, além das marcas linguísticas do humor e do lirismo, por meio da compreensão de estratégias de leitura adequadas ao gênero e da reescritura de crônicas produzidas pelos participantes.

Assim, constituem-se como objetivos do curso:

Compreender estratégias para leitura e produção eficientes de crônicas;

Escrever crônicas com autoria;

Compreender processos cognitivos usados na leitura e escritura de crônicas;

Reconhecer efeitos de sentidos em crônicas de usos sociais diversos;

Reescrever crônicas, a fim de eliminar transgressões textuais e estilísticas recorrentes.

 

2.EMENTÁRIO

Crônica: do folhetim à tela do celular (percurso histórico e discursivo)

Referenciação e o processo cognitivo da crônica

Crônica e figuras de linguagem

Estratégias para escrever crônicas com lirismo

Estratégias para escrever crônicas com humor

Estratégias para escrever crônicas com denúncia social

A coesão textual

Estratégias discursivas da crônica na web

Estudo comparado de Crônicas de José de Alencar, Machado, Lima Barreto, Olavo Bilac, João do Rio, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Humberto de Campos, Rubem Braga, Rogel Samuel, Sérgio Porto, Macaco Simão, Luiz Antônio Simas e  Bráulio Tavares.

Tema das crônicas a serem produzidas: Infância, viagem, mudança, o inesperado, a natureza, o mundo animal, saudade, família, cidade

 

3. EXECUÇÃO

Partindo de estudo dialógico de temas, a cada semana, o participante vivenciará o seguinte processo:

a) Segunda e terça-feira: leitura dirigida de textos, áudios, vídeos, gráficos, infográficos e outros textos multimodais; discussão do tema da crônica em fórum de discussão, a fim de formar um ponto de vista sobre o tema e elaborar plano de texto para a escritura. O tema será comentado em podcast pelo professor.

b) Terça-feira: leitura dirigida de suporte teórico e acesso às atividades voltadas à construção do sentido do texto (o participante possui uma semana para a realização dos exercícios sobre questões relacionadas à crônica, à linguística textual ou à gramática. Também a cada 15 dias, em horário agendado e estabelecido em comum acordo (terça – tarde, quarta – manhã, quinta – noite, sábado  tarde, o aluno discute individualmente a correção e a avaliação do texto com o professor, via telefone, bate-papo do gmail ou Skype, conforme opção acordada entre as partes);

c) Entre quarta e sexta-feira: produção da crônica e encaminhamento dela para correção, realização de exercícios sobre teoria do texto. A devolução de textos corrigidos ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 14 horas.

P.S.: O aluno produzirá 10 crônicas em primeira versão ao longo do curso e reescreverá as 10 crônicas, com devolutiva comentada, apontando transgressões e sugestões de natureza textual, estilística e gramatical (não apenas avaliada).

 

 

 

DESCRIÇÃO

1.OBJETIVOS

Corrigir, avaliar  e comentar individualmente dissertações, a partir dos critérios do Enem e de concursos.

Possibilitar a compreensão de transgressões textuais, gramaticais ou estilísticas presentes nas dissertações avaliadas.

Ampliar o repertório cultural, o domínio dos recursos de coesão e a capacidade de argumentação escrita.

Obter nota de excelência no Enem e em concursos.

2.EXECUÇÃO

O curso consta de 10 temas, com cada tema apresentado semanalmente,  acompanhamento de estudos e leituras para ampliação do repertório linguístico e cultural, além do estudo sistemático dos conceitos fundamentais sobre a construção do sentido do texto. A produção é encaminhada por meio de nosso ambiente virtual, assim como a devolutiva. A devolução dos textos comentados ocorre em até 7 dias do envio e a discussão de cada texto por telefone, bate-papo do gmail ou Skype, com duração de 25 minutos, em horário comum pré-agendado. É possível o ingresso no curso a qualquer instante, sendo consideradas as produções e a discussão dos textos a partir da data de acesso à plataforma.
As redações poderão ser enviadas em word ou digitalizadas em jpg. O aluno deve verificar sempre a legibilidade dos textos encaminhados.Recebem-se os 10 textos em até 90 dias  após a contratação do serviço. Encerrado esse prazo, não mais é possível o envio de redações.